• MOD | MINI MOD
    PORTO ALEGRE, RS. BRASIL | 2013
    PROTÓTIPO
  • StudioParalelo + MAAM
    Socios/Sócios: Luciano Andrades, Matías Carballal, Rochelle Castro, Andrés Gobba, Mauricio López, Silvio Machado.
     
    Equipo de proyecto / Equipe de projeto: Alexis Arbelo, Pamela Davyt, Emiliano Etchegaray, Jaqueline Lessa, Camilla Pereyra, Camila Thiesen, Diogo Valls
     
    Renders: MAAMMEDIA
     
    Fotografías: Leonardo Finotti
     
    Área: 27m2
MIN | MINIMOD
2013 | PORTO ALEGRE, RS BRASIL
★ PROJETO PRE-SELECIONADO PELO BRASIL NA BIENAL IBEROAMERICANA DE ARQUITETURA E URBANISMO 2014

www.minimod.com.br

------
TRANSCENDER O CONCEITO DE HABITAR
MINIMOD propõe uma alternativa inovadora, inteligente e sustentável de habitar, aproveitando os beneficios da tecnologia da construção seca.

A EXPERIÊNCIA DA PAISAGEM.
AO EXPLORAR NOVAS GEOGRAFIAS

MINIMOD é uma exploração projetual, sistemática, tecnológica e empírica. É o refúgio primitivo com uma releitura contemporânea, não é apenas um objeto, busca ser uma experiência. É a tecnologia aplicada à experiência da paisagem, um convite a habitar a fronteira entre a natureza e artifício.
Um dispositivo silencioso que renuncia ao protagonismo para potencializar a experiência relacional entre usuário e paisagem. Silencioso mas nunca tímido: seu desenho compacto de alto desempenho e a alta qualidade de sua materialização distingue-se pela busca da excelência na pré-fabricação.
A experiência de habitar MINIMOD é inseparável da experiência da paisagem. Habitar MINIMOD é habitar a fronteira entre a experiência da máquina e da eficiência pré-fabricada e a experiência existencial da magnitude da paisagem.

O SISTEMA MINIMOD
O ARTIFICIAL E A PAISAGEM

MINIMOD nasce de uma lógica sistemática. Seus usos são tantos já que sua lógica modular é aliada da flexibilidade interna. E sua portabilidade é essencial para sua flexibilidade externa nómade.
Sua produção em série pré-fabricada emprega a tecnologia do sistema steelframe e permite ao cliente a definição de seu programa de necessidades, a escolha dos acabamentos e opções de automação. Dependendo da composição dos módulos, podem-se abrigar diversos usos que vão desde um compacto refúgio de final de semana, pequenos showrooms para eventos, até programas mais amplos e elaborados, como hotéis e pousadas.
Os módulos são 100% pré-fabricados e transportados ao destino desejado através de caminhão grua ou desmontados em partes menores e levados ao terreno para montagem final. Isto leva a uma obra limpa que não agride seu entorno natural. É importante destacar que a ampliação e incorporação de novos módulos pode ser realizada tanta na instalação inicial como em longo prazo, seguindo as necessidades e possibilidades econômicas do cliente.

Compreendida como um sistema aberto, MINIMOD se apresenta como um projeto inacabado, um catalisador para futura exploração.

------
MAPA
Autores Luciano Andrades, Matías Carballal, Rochelle Castro, Andrés Gobba, Mauricio López, Silvio Machado
Equipe de projeto Camilla Pereira, Jaqueline Lessa, Alexis Arbelo, Pamela Davyt, Emiliano Etchegaray, Camila Thiesen, Pablo Courreges, Mauricio Wood, Diego Morera, Felipe Lessa, Isabella Madureira, Aldo Lanzi, Guillermo Acosta, Emiliano Lago y Charlotte Pericchi
Área protótipo 27 m2
Volumen protótipo 81 m3
Fotografias Leonardo Finotti
©photo@leonardofinotti.com
Published on: 
2013
Architecture